Resenha – Dicionário dos Demônios de M. Belanger

Fonte: Arquivo pessoal

Na resenha de hoje falaremos de um tomo de peso: o Dicionário de Demônios de M. Belanger, em sua edição estendida em comemoração aos dez anos da obra, trazido para cá pela Darkside! Uma obra indispensável para todos aqueles que se interessam pelo estudo e pela pesquisa do ocultismo e da demonologia.

Ficha Técnica

Autora: M. Belanger

Editora: originalmente publicado pela Llewellyn Publications em território norte-americano e pela Darkside em território nacional

Idioma: Inglês e português

Páginas: 528

Ano: 2021

Sinopse do livro

Conhecimento é poder e proteção. Para compreender a origem do que nos assombra e desafia, nada melhor que mergulhar nos segredos místicos que reinam entre o céu e o inferno. Partindo da premissa de que todo nome tem poder em sua evocação, a pesquisadora do oculto M. Belanger embarca em uma jornada única através de grimórios antigos, originados na Idade Média e na Renascença. Uma pesquisa inédita e surpreendente que foi capaz de reunir a mais extensa lista de nomes e curiosidades sobre o universo da demonologia. Chegou a hora de conhecermos a origem dos anjos caídos e dos demônios mais poderosos e obscuros que já passearam pela história milenar de nosso planeta.

Nesta obra minuciosa, a autora apresenta a mais completa publicação sobre o assunto, reunindo mais de 1.700 verbetes, ensaios e artigos que revelam um panorama amplo sobre as crenças, práticas e eventos da Europa Ocidental que tiveram um impacto direto sobre a religião, além de uma rica pesquisa iconográfica capaz de documentar a representação dos demônios através dos tempos.

Resenha

Ampliando seu conteúdo original de 1.500 para 1.700 verbetes e trazendo uma infinidade de novas curiosidades, informações e artículos, a versão estendida e revisada de Dicionário dos Demônios é um deleite para todos os interessados no tema. Focando, principalmente, em ser uma referência de nomes, com suas histórias e significados, ele se configura tanto como uma boa leitura quanto como um ótimo material de pesquisa para se consultar pontualmente e ter sempre a mão. Como é de seu costume, a Darkside também não poupou na beleza da sua edição, tornando a obra ainda mais visualmente envolvente e ricamente ilustrada. Uma pérola para enriquecer a biblioteca de qualquer demonologista ou ocultista.

Pontos Positivos

Como alguém que passa horas e horas enfurnado em pesquisa como parte da própria prática espiritual pessoal eu digo com tranquilidade que ter um tomo de quinhentas páginas do tipo que o Dicionário de Demônios é não só é útil mas torna as coisas bem mais fluidas. A quantidade de informação que você tem em um lugar só, não precisando se revirar em mil outros livros, poupa bastante tempo. É um livro absurdamente lindo, é recheado de bons artigos entre os verbetes dos nomes demoníacos, e é uma mão na roda. Principalmente para os novatos no tema, que querem começar a pesquisar agora, já poderem começar tendo nele um livro bem estruturado, bem organizado, e abundante em informações.

Pontos Negativos

Aqui o ponto não é exatamente negativo, mas acho importante ser colocado: A pesquisa e o trabalho de M. Belanger focam quase que exclusivamente na cultura, no folclore e nos grimórios da Europa Ocidental. Se você procura sobre a mitologia e os demônios de outras regiões é bom procurar, conjuntamente, outras fontes. Ele não deixa de ser um livro interessante por causa disso, mas não foca seu trabalho e suas minúcias para outros cantos do mundo.

Acessibilidade: Como sabemos, preços da Darkside podem ser bem salgados e nada acessíveis para muitas pessoas. Principalmente no caso de um livro grande como esse é. Eu não encontrei, até agora, pdfs da versão traduzida dele. Apenas da versão original, sem ser a estendida, e em inglês. Se você tiver uma noção básica da língua, pode procurar. Mas, de qualquer forma, lembro sempre que o que eu falo sobre pdfs aqui é para quem realmente não tem condições. Se você tiver como comprar o livro, compre. Não só vale muito a pena, mas sinto que é bem melhor consultar um livro desse tamanho em formato físico do que em digital.

Até mais!

Volte ao Guia

Atenção: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.

Um comentário em “Resenha – Dicionário dos Demônios de M. Belanger

Deixe um comentário