Primeiros passos – Se organize!

Fonte: Arquivo pessoal

Agora que já tocamos nos pontos do estudo, da meditação e dos cuidados pessoais, vendo como evitar certos perigos em nosso meio, iremos, aos poucos, nos colocar em movimento. E isso se dará através da organização do nosso tempo pessoal e do estabelecimento de novos hábitos.

Em primeiro lugar, olhe para a sua rotina atual. Veja tudo que ocupa o seu tempo no dia a dia e quais responsabilidades o preenchem. Alguém que está apenas estudando não terá as mesmas 24h de alguém que, além de estudar, trabalha e tem filhos para cuidar. Todos estamos em fases e etapas diferentes em nossas vidas, onde temos nosso próprio ritmo e, dentro deste ritmo, do que podemos ou não dispor. Então analise a sua rotina da forma como ela se encontra agora e defina, de forma realista, o tempo que você possui ou não para encaixar o comprometimento com seu caminho espiritual dentro dela. Comece, como falamos no post passado, vendo quais tipos de meditação são mais acessíveis para você, por qual livro ou autor você quer começar suas leituras e estudos e se atentando um pouco mais ao seu cuidado pessoal

Tudo se desenvolve através de hábito e de consistência. Se você começar tirando cinco minutos que sejam entre uma tarefa ou outra do seu dia para meditar você irá notar que, com o tempo, você de repente estará conseguindo encaixar dez ou quinze minutos diários para isso com mais facilidade. As coisas fluem e se desenvolvem com o tempo e com a nossa insistência nelas então não se sobrecarregue no começo. Foque em começar com pequenas coisas com as quais você consiga se comprometer e realizar regularmente.

A seguir eu colocarei alguns exemplos de rotinas básicas que você pode tentar seguir como sugestões neste início. Se sinta livre para as usar de base, personalizando cada uma no que se encaixar melhor para você, ou mesmo tê-las como um incentivo para criar a sua própria rotina!

Rotinas Diárias

Estabelecer uma prática diária simples, mas funcional e consistente, é o primeiro passo. É nela que estruturamos nossas bases, criamos conexão, fluxo e desenvolvemos o nosso caminho espiritual de forma firme e coesa.

Eu indico sempre a meditação como pilar. Secundariamente, coloco a leitura e a prática de rituais como o RmP para que você sempre esteja avançando nos seus estudos e tendo uma boa base de limpeza, proteção e fortalecimento espiritual (efeitos básicos da performance rotineira do RmP). Como adicional, apenas para aqueles que tem mais tempo, também coloco a possibilidade de se tirar tanto um conselho oracular para o dia como também firmar intenções diárias, com uma vela ou semelhantes.

Então, nos três exemplos que aqui coloco, podemos ter uma prática diária bem rápida, com apenas dez minutinhos de duração, até uma um pouco mais elaborada de até meia hora por dia.

Rotinas Semanais

Como um adicional, para expandir as práticas diárias, coloco aqui exemplos de rotinas semanais, onde podemos estabelecer metas de leitura ou tópicos de estudo por semana, incluindo melhoras em nossos hábitos pessoais, como aumentar a nossa ingestão de água e incluir alguns novos alimentos no cardápio, nos alongando e caminhando um pouco mais.

Rotina Mensal

Além das rotinas diária e semanal, você pode estabelecer algumas coisas simples para serem feitas por mês. Como, por exemplo, fazer uma limpeza energética no último dia de cada mês, tanto em você quanto na sua casa, para no primeiro dia do mês seguinte você poder pedir pelas bênçãos que deseja naquele mês em específico, sejam elas de amor, prosperidade, saúde ou etc. Outra opção mensal é estabelecer dias certos ao longo do mês para fazer uma purificação, uma proteção e uma benção sobre si mesmo e no seu lar. O mais tradicional é usar o calendário lunar para isso. Você pode se purificar nas luas minguante e nova, se proteger na crescente e pedir bênçãos na cheia, por exemplo. Assim, o asseio e o bom fluxo energético tanto em você quanto onde você e sua família moram estarão sempre garantidos.

Não tem certeza do que pedir de bênçãos? Você pode fazer uma tiragem oracular, ou no final, ou no começo de cada mês, para saber exatamente o que banir e o que pedir para cada mês! Use sua criatividade e intuição para o que seria melhor para as suas necessidades.

Aqui a palavra chave é a adaptação. Fazendo um pouco por dia, por semana e por mês garantimos nossos avanços e trilhamos nosso caminho um dia de cada vez, com segurança e com regularidade, tornando nossa espiritualidade parte ativa e integrante do movimento de nossas vidas.

Até mais!

Volte ao Guia

Atenção: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.

3 comentários em “Primeiros passos – Se organize!

Deixe um comentário