Estudos do Tarot – O Julgamento

Processed with VSCO with t1 preset
A carta O Julgamento no Tarot de Rider Waite

Também podendo ser conhecido como O Juízo, A Ressurreição ou O Aeon, no Arcano do Julgamento temos os temas do renascimento, do despertar e dos testes da consciência e das grandes mudanças.

Nas diversas formas que temos de representar esse Arcano nos dias de hoje, nos mais diversos tipos de baralho, sempre encontramos alguns pontos em comum como, por exemplo:

  • Existirão pessoas despertando de tumbas, em dupla ou trios.
  • Algum mensageiro divino desperta aqueles que estavam no sono da morte.
  • Geralmente esse mensageiro usa uma trombeta ou algum outro elemento.
  • É comum também ter uma dualidade de cores, em bandeiras, colunas ou semelhantes.
  • Sempre será o Arcano de número 20.
Processed with VSCO with t1 preset
Diferentes representações da carta O Julgamento no Tarot Egípcio, no Tarot de Rider Waite e no Tarot Mitológico (na figura do deus Hermes)

No som das trombetas angelicais, neste Arcano, somos chamados a um despertar. Tudo que adormecia dentro de nós é chamado novamente a vida, e os pontos mais fundos e escondidos de nossas consciências são reveladas a luz. Sabe o tirar os esqueletos antigos do armário? Em nenhum outro Arcano fazemos esse exercício com a mesma força com o qual fazemos no Julgamento. Nos vendo obrigados a lidar com os cadáveres que podem por anos terem ficado escondidos e silenciosos dentro de nós temos a oportunidade de rever os assuntos que eles nos trazem. Pode ser difícil no começo mas, depois da reflexão e das mudanças certas, nos livramos do excesso de peso que arrastávamos podendo assim, nós mesmos, voltarmos a vida.

No Tarot Mitológico temos o deus Hermes em sua face de Condutor das Almas. Como emissário de Hades, Rei do Submundo, ele usa o poder de seu caduceu para despertar a alma daqueles que faleceram, as conduzindo para o julgamento e, posteriormente, a possibilidade de uma nova vida. No Tarot Egípcio temos o deus Anúbis, o Guia das Almas, igualmente no processo de conduzir aquele que morreu a sala onde acontecerá seu julgamento, pesando seu coração contra a pena de Ma’at.

Neste Arcano revisitamos tudo que precisamos, tudo que ainda nos prende, para termos a chance da mudança. De fazermos diferente, de sermos melhores. De mudar os quadros de lugar. Reexaminamos nossa consciência, reunimos experiências passadas para finalmente, sob uma nova luz, podermos as resolver e seguir em frente. Somos produto de tudo que vivemos e colecionamos ao longo das nossas jornadas e aqui temos a chance de integrarmos todos os pontos do percurso de nossas vidas para dar início a uma versão muito mais completa, saudável e livre de nós mesmos.

O lado negativo

Como todas as cartas do Tarot, O Julgamento também tem sua face negativa. Como uma carta que revela o que deixamos escondido no passado, ela pode revelar nossos erros, e muitas vezes podemos tentar negar, tirar o corpo fora, ou até mesmo nos rebelar contra as consequências ruins do que nós mesmos atraímos as nossas vidas. Dependendo do quadro, O Julgamento também pode falar da depressão e da ansiosidade de quando somos forçados a recomeçar as coisas do zero e do peso negativo que podemos arrastar dentro de nós por culpas referentes a erros passados dos quais não conseguimos nos livrar.

No amor 

Como uma carta de mudanças e transformações, é comum que na área dos relacionamentos muita coisa venha a tona para que possamos dar um fim naquilo que anteriormente não ficou bem acabado. Pontas soltas voltam a incomodar para que possamos enfim as amarrar numa resolução satisfatória. Pessoas e figuras podem voltar a dar as caras. Assuntos podem ressurgir. Tudo para que, com uma nova compreensão, possamos colocar tudo em uma nova estruturação. Tenha o diálogo como o ponto principal dos seus processos e, com paciência, coloque a casa em ordem novamente.

Na sexualidade

Geralmente significando libertação e início de novas fases depois de períodos conturbados, temos uma energia muito ambígua no Julgamento. É uma carta que pode indicar o despertar para uma sexualidade que passou muito tempo adormecida mas também pode mostrar que está na hora da pessoa reavaliar seus gostos e a forma como vem agindo com os outros. Se lidamos com um perfil aberto a esta reavaliação e a mudanças geralmente tudo transcorre muito bem. Se, por outro lado, nos deparamos com um perfil mais teimoso e enrijecido, apenas as penas da vida poderão, talvez, fazer alguma melhoria acontecer.

No trabalho

Aqui colhemos o fruto dos nossos esforços passados. É comum que aqueles que vinham se esforçando aqui consigam atingir promoções e melhorias e que aqueles que estão apenas empurrando a vida com a barriga tenham suas orelhas puxadas para despertarem. Coloque seu talento a frente, se esforce, demonstre o quanto você é bom no que faz e lute pelo que você deseja.

Na saúde 

Em questões de saúde O Julgamento costuma ser uma carta positiva, que marca melhoras de quadros quando nos tratamos da forma correta. Aqui os pontos de atenção vão para as nossas coxas, e para que nos precavamos contra pancadas e/ou contusões. É uma carta muito boa para fazermos aqueles check-up gerais, exames e análises mais profundas para deixarmos tudo em dia.

Na espiritualidade

No Arcano do Julgamento paramos um pouco de dar um peso excessivo aos juízos de valor da parte de terceiros sobre nossos caminhos e nos preocupamos mais com nossos próprios processos internos. Não é incomum que aqui passemos por provas, por testes, para que possamos ver na prática se realmente aprendemos tudo aquilo que tanto gostamos de falar que já sabemos na teoria. Antigas cobranças podem vir como forma de resgatarmos nosso valor e, quando nos deparamos com elas, temos que ser diferentes daquilo que fomos no ontem. Abandonando os velhos hábitos e culpas do passado, mudando nossas atitudes, é que provamos que podemos deixar o que é antigo para trás pois somos de fato novos homens e novas mulheres. É desta forma que superamos o que já se foi e conseguimos verdadeiramente seguir em frente, com mudanças reais e significativas. Nisto é que a vida, após todas suas provas e resgates, pode nos agraciar com nossa transformação para um futuro completamente novo e muito mais brilhante.

E você, o que precisa mudar hoje?

Carta anterior: O Sol

Próxima carta: O Mundo

2 comentários em “Estudos do Tarot – O Julgamento

Deixe um comentário