A Magia das Sereias – Tabela de Correspondência

Processed with VSCO with p5 preset
Foto: Acervo pessoal

Como criaturas mitológicas dotadas de poderes e de uma magia única, trabalhar com as sereias é uma experiência rica, vasta e fascinante. Como já discorrido no meu primeiro artigo sobre elas, que você pode ler aqui, diversas mitologias ao redor do mundo nos contam da capacidade desses seres encantados de controlar e manipular diversos tipos de forças, concedendo bençãos ou a perdição a quem cruza seus caminhos. Dentro das diversas linhas da bruxaria e do ocultismo teremos o trabalho com as sereias sempre vinculado ao trabalho com o Elemento Água. De forma que, lidando com elas, podemos trabalhar profundamente com nossa própria camada emocional.

Elas beneficiam e abençoam rituais voltados ao autoconhecimento, ao fortalecimento do nosso poder interno, bem como destacam nossa beleza, magnetismo e senso de valor pessoal. Sendo grandes sedutoras, elas podem nos ajudar muito com a nossa própria sexualidade e com nossos relacionamentos. Podemos aprender com elas como atrair, como envolver, mas também como nos curarmos das feridas que temos nestas áreas, sejam elas derivadas de relacionamentos passados, traumas, ou crenças limitantes que nos foram imputadas.

Como ferozes predadoras e guerreiras, podemos trabalhar em seus domínios também nossas proteções e defesas. Na força descarregadora dos mares, ao lado delas podemos nos purificar e desfazer trabalhos negativos contra nós direcionados. Podemos manipular, destruir, e retaliar. Imersas no grande espelho natural que são os oceanos, onde podemos ter acesso a tudo que já foi, ao que está sendo, e a todas as possibilidades do que pode vir a ser, temos com as sereias as mais aguçadas professoras que podíamos achar para nos guiar em todas as artes divinatórias. Ligadas a magia lunar, ao poder das águas mais profundas e selvagens, elas são as grandes feiticeiras dos mares.

Neste texto coloco apenas um resumo das diversas possibilidades que temos, dentro da bruxaria, para se usar com as sereias. Você pode e deve expandir esta lista conforme for desenvolvendo tanto sua magia quanto o seu relacionamento com elas.

Vamos lá?

Objetos – Dos diversos objetos com os quais podemos trabalhar com a magia das sereias teremos sempre um grande destaque para os espelhos.

  • Sendo grandes portais, eles podem ser usados tanto para divinação quanto para estabelecermos contato com outras dimensões e mundos. Podemos também os trabalhar em magias de glamour, de manipulação, de proteção e até mesmo de destruição.
  • Outro objeto muito usado são os pentes, que podem ser usados tanto como instrumentos de limpeza e purificação quanto de imantação de nossas intenções.
  • Temo os cálices, como símbolos do elemento água e portadores de seus dons.
  • As conchas, em todas vastidão de suas utilidades.
  • E os perfumes, que podem ser usados para atração, prosperidade, benção, purificação e proteção.
  • Claramente, terminamos as indicações com os oráculos, como a fonte que são tanto de magia quanto de divinação.

Cores – Dentro de todas cores que trabalhamos na magia das sereias, e do Elemento Água, a mais utilizada é sempre o azul, em todas suas diversas tonalidades.

  • Como a cor mais ligada a água, podemos trabalhar com o azul não só para trazer sua energia para mais perto de nós mas também para proporcionar tranquilidade e harmonia. Sendo uma cor associada a realeza, podemos usar velas azuis também para proporcionar felicidade, estimular a criatividade e para combater nossos medos.
  • No branco teremos a cor coringa. Velas brancas podem ser usadas para todos os fins e propósitos. Sendo a união de todas as outras cores, o branco favorece trabalhos voltados a paz, a pureza, a sinceridade e a verdade. Combinada ao azul trará a energia fria e úmida, característica da água.
  • Os verdes claros e suaves como o verde água trazem, além da energia aquática, a saúde, o frescor e a juventude. Velas dessa cor podem ser usadas para trabalhos de cura, de harmonia, de vigor e de energização. Tons de verde mais escuros podem ser usados com os tritões, por trazerem a tona energias mais viris, ligadas ao mar aberto e indomado, trazendo a noção de grandeza e a proteção.
  • Com o rosa podemos trabalhar a beleza, a feminilidade, a afeição, e a sedução. Podemos usar velas desta cor em trabalhos ligados ao feminino, ao glamour, a auto estima, ao amor e a conquista.
  • O lilás e o violeta trazem consigo os mistérios da alquimia da magia. Sendo cores de transmutação, podemos usar velas nestes tons em trabalhos ligados a intuição e ao fortalecimento da nossa própria espiritualidade a capacidade de transformação.
  • O prateado, como uma cor fria muito ligada a lua e aos seus mistérios, pode ser usada tanto em magias lunares como também em trabalhos relacionados ao nosso brilho pessoal, ao sucesso, a distinção e a elegância.

Ervas – Aqui entrarão todas as ervas de natureza aquática, sendo mornas ou frias.

  • A alfazema tem um destaque todo especial. Ela pode ser usada para promover tanto a felicidade quanto a fidelidade conjugal. Também podemos usá-la para purificações, para promover a harmonia, para manipular pensamentos, para fortalecer nossa intuição e o nosso contato espiritual, e para transmutação.
  • A angélica, principalmente em sua raiz, também é forte quando nos referimos a purificação. Ela pode ser usada para banir energias e espíritos malignos, nos livrar de maldições e nos proteger.
  • O anis estrelado é muito ligado tanto com a boa sorte quanto com a intuição. Podemos com ele nos harmonizar e ampliar nossa conexão e percepção espiritual.
  • O boldo, muito famoso como erva de limpeza, proteção e harmonia, foca nossos pensamentos e tira de nós o efeito da influência e das energias de outras pessoas da nossa mente e corpo.
  • A hortelã tem a habilidade especial de cortar o efeito de feitiços de amor cujos efeitos contrariam nossa vontade e liberdade pessoal. Como uma erva multiuso, ela pode ser usada para limpeza, cura, comunicação, proteção, amor e prosperidade.
  • O capim limão, ou capim cidreira, pode ser usado tanto para intuição quanto para nos proporcionar clareza mental. Afastando pesadelos e retirando de nosso caminho bloqueios, ele nos ajuda a lidar com nossas emoções mais contidas.
  • O manjericão, sendo uma erva de múltiplas funcionalidades, pode ser utilizado para nos trazer prosperidade, sorte, amor, beleza, sinceridade e também proteção e purificação.

Flores – Vastamente usadas como símbolos de beleza, poder e sedução, aqui temos destaque para as flores aquáticas e de tons frios, como as brancas e lilases, por exemplo.

  • A lavanda, com seu arbusto acinzentados e flores arroxeadas, pode nos conceder paz, equilíbrio, harmonização, purificação e resiliência. Na magia podemos a trabalhar tanto em suas conotações mais conhecidas, e aqui já mencionadas, como também em trabalhos de poder, transmutação de energias, ocultação e manipulação.
  • A jasmim, muito conhecida pela sua nobreza e realeza, pode ser usada em trabalhos voltados a beleza, ao poder pessoal, a proteção, a harmonização de nossas emoções e energias e ao fortalecimento de nossos poderes psíquicos. Podemos a usar em magias ligadas aos sonhos premonitórios com bastante sucesso.
  • A margarida, vindo do latim margarita, que significa pérola, é uma flor ligada a juventude, a jovialidade e a alegria. Ela pode ser utilizada tanto em rituais com finalidades ligadas a esses temas como também, em banho, pode nos ajudar a repelir pessoas más intencionadas e a negatividade das nossas vidas.
  • A Palma de Santa Rita, em seu formato de espada, pode ser usada para trazer vitórias, principalmente no campo amoroso.
  • A angélica é muito ligada a pureza e a inocência, Ela pode ser usada em rituais voltados para a purificação e a harmonização emocional.
  • A magnólia mexe muito com nossos afetos, trazendo lealdade e fidelidade aos nossos relacionamentos, além de trabalhar nossa beleza e poder de atração.
  • A peônia é ligada principalmente a felicidade conjugal. Podendo trazer riqueza, boa sorte e nobreza, ela também pode ser usada para fins de cura e para afastar influências negativas.
  • O poder das rosas também é muito usado. Com as brancas trabalhamos a purificação, o perdão, o amor e o cuidado próprios. Ela nos auxilia a não nos cobrarmos tanto e a sermos mais suaves, tanto com os outros quanto, principalmente, com nós mesmos. Com as vermelhas trabalhamos nossa sedução, proporcionando amor e paixão. Com as cor de rosa podemos trabalhar nossa auto estima, o afeto e a beleza. E com as champanhe podemos pedir por luxo, elegância e sucesso.
  • Por fim, o hibisco é uma das ervas mais usadas, juntamente com as rosas, em rituais de beleza e de amor. Mais voltada a sensualidade e a luxúria, ela pode ser usada para ampliar nosso poder de sedução e provocar a paixão.

Frutas – Trabalharemos na magia das sereias com frutas mais aquosas, com destaque as de coloração branca e vermelha, como o melão, o morango e o mamão, por exemplo.

  • O melão e a melancia tem, ambos, fortes ligações com o amor e com a fertilidade, sendo muito usados quando desejamos engravidar.
  • O coco, sendo uma fruta que consegue nos suprir em quase todas as nossas necessidades, pode ser utilizado em todas as suas partes. Trabalhamos com ele em magias de purificação, amor e nutrição.
  • O abacaxi pode ser usado em magias de prosperidade e juventude.
  • O mamão trabalha muito com o afeto, a fertilidade e a generosidade.
  • A ameixa nos ajuda a nos organizarmos melhor na vida. Além de ser uma fruta ótima para trabalharmos a energia do amor matrimonial.
  • O figo, muito ligado ao órgão sexual feminino, pode ser trabalhado para beneficiar nossa sexualidade, fertilidade e criatividade.
  • E por fim, o morango trabalha sim principalmente o amor. Mas nele temos um tipo de amor muito específico que é o dos primeiros meses de uma paixão recém descoberta. Ele nos traz as borboletas no estômago e a sensação da primeira vez.

Cristais – Entram em destaque na magia das sereias os cristais transparentes, brancos, azuis, verdes, lilases e violetas.

  • Um dos cristais mais usados é a Água Marinha. Com sua tonalidade verde clara, remetendo aos tons das águas, é um dos cristais mais usados pelos marinheiros em diversos folclores, como forma de se proteção tanto contra os ataques das sereias como também contra tempestades em alto mar.
  • A Lápis Lazúli, tida como sagrada por diversas culturas antigas, também pode ser trabalhada. Trazendo proteção a quem a porta, pode ser utilizada em magias de calma, regeneração, intuição, amizade, e poder pessoal.
  • A Pedra da Lua, como seu próprio nome denota, pode ser usada para conexão com a energia feminina e com a magia da lua. Ela amplia nossa intuição, nos auxilia em nossa vidência, e também pode ser usada em trabalhos de cura, magnetismo e beleza.
  • Os Cristais de Quartzo tanto azuis quanto brancos, verdes e transparentes, aqui também são muito usados. Sendo capazes de manipular, depurar e ampliar diversos tipos de energias, podemos usar os transparentes em trabalhos de purificação e direcionamento energético. Os brancos em problemas de auto estima, insônia, e na proteção dos nossos lares. Os azuis para organizarmos melhor nossas mentes, nos auxiliando a termos mais disciplina, além de fortalecerem nossa auto confiança, criatividade e capacidade de expressão. E os verdes para trazer para nossas vidas saúde e vitalidade. Trabalhando com rejuvenescimento, aumentando nossa energia, podemos os utilizar em trabalhos de fortalecimento, prosperidade e frescor.
  • O Larimar, também conhecido como mármore de Atlântida, pode ser usado para acalmar emoções acaloradas como raiva, ódio e frustração. Nos ajudando a nos abrirmos para outras dimensões e favorecendo nossas evoluções pessoais, com ele podemos trabalhar traumas ligados a relacionamentos passados e também ao cultivo de nosso verdadeiro poder interno.
  • A Ametista, sendo uma pedra especialmente ligada a transmutação e a proteção, pode ser usada para salvaguardar nosso espírito, afastando de nós influencias sombrias e dissipando energias deletérias. Elevando nossa intuição e fortalecendo nossos dons espirituais, ela também pode ser usada para melhorar a qualidade do nosso sono.
  • A Madrepérola não é exatamente uma pedra, ela é uma substância dura, rica em calcário, que alguns tipos de molusco produzem no interior de suas conchas. Na magia das sereias podemos usar sua energia em trabalhos ligados a beleza, a energia feminina, a proteção e nutrição materna. Sendo, por causa disso, poderosa para a cura das feridas emocionais causadas pelo abandono e pela solidão.
  • A Abalone, sendo um tipo de concha orgânica derivada de moluscos de água fria muito usada na joalheria, pode ser usada em trabalhos que favorecem a nossa beleza e magnetismo pessoal. Podendo ser usada para nos conectar profundamente com as energias do oceano, também podemos com ela nos purificar e nos proteger.
  • E, por fim, temos as Pérolas. Também sendo feitas de substâncias calcificadas produzidas por certos tipos de moluscos, tanto de água salgada quanto doce, elas podem ser trabalhadas, dentro da magia das sereias, como fontes de beleza, elegância e cura. Sendo muito sintonizadas com os poderes lunares e ao feminino, especialmente a gravidez, elas podem conceder fertilidade, graça, boa sorte e sucesso.

Metais – Os metais que podemos trabalhar na magia das sereias são, basicamente, aqueles que trabalhamos com o Elemento Água e com as energias do feminino.

  • A prata tem o maior destaque. Sendo um metal ligado as energias aquáticas, lunares, e aos aspecto escuros do feminino. Como um espelho da alma, ela pode ser usada para trabalhos que envolvam nossas habilidades psíquicas, bem como também traz cura, fertilidade, comunicação, purificação e proteção.
  • O cobre, em segundo lugar, muito relacionado energicamente a prata e ao ouro, também pode ser utilizado. Maleável e bom condutor energético, foi provavelmente o primeiro metal trabalhado pela humanidade. Capaz de transformar energias negativas em positivas, ele é largamente utilizado em trabalhos relacionados a força e aos mistérios do feminino. Podendo ser usado para a beleza, cura, prosperidade e para aumentar nossa própria capacidade de canalizar energias em nossos rituais.

Oferendas – Um ponto muito importante que deve ser frisado aqui, antes de mais nada, é que uma das maiores oferendas que podemos fazer tanto as sereias quanto a própria natureza é sermos conscientes ecologicamente. Ao comprarmos conchas, pérolas e outros tipos de artefatos ligados ao mares e aos seus seres devemos sempre verificar se estamos adquirindo o que desejamos de fornecedores éticos e conscientes, que se preocupam com a preservação da vida marinha. Ao irmos as praias e rios, é importante que tenhamos o cuidado de não poluir estes espaços sagrados, procurando nos reeducar, em nossos hábitos e consumo, para termos posturas cada vez mais saudáveis para nós mesmos e para o nosso meio ambiente. Contribuir com associações e ONGs que dedicam um trabalho limpo e esforçado para a preservação e proteção da vida marinha também pode ser tido como um ato de oferta não só as águas mas a todos seus seres.

Dito isso, assim como as Ondinas, as sereias são muito ligadas as artes num geral. Elas aceitam de bom grado que você cante para elas, com delicadeza e suavidade. Como também podem aceitar que você declame a elas poesias que você mesmo escreveu. Se as palavras não são seu forte você pode tentar, por exemplo, fazer algum desenho ou pintura dedicada a elas. Todas as expressões artísticas, sendo feitas e entregues com amor, são bem recebidas pelos seres das águas. Você também pode dedicar as sereias momentos de auto cuidado seus, como um banho bem relaxante, com todas hidratações possíveis. Se desejar, pode ofertar as flores e frutas aqui descritas. Mas novamente, jamais polua a natureza. Nossa melhor oferta sempre será nosso próprio compromisso com a preservação da vida.

E você, tem algo que costuma usar no seu trabalho com as sereias que não está nesta lista? Conta pra gente!

3 comentários em “A Magia das Sereias – Tabela de Correspondência

Deixe um comentário