Estudos do Tarot – A Estrela

Processed with VSCO with t1 preset
A carta A Estrela no Tarot de Rider Waite

Chegamos agora na Esperança. No Arcano A Estrela vemos brilhar a fé, a inspiração, a felicidade e a harmonia. Temos nela a representação da pura inocência, aquela que nos faz agir sempre com alegria e boa fé, mesmo diante das maiores intempéries.

Como Pandora, que a exemplifica no Tarot Mitológico, depositando seu foco não nos males que saem da arca aberta mas sim na personificação da própria Esperança, que fora presa no fundo dela, junto com os males.

Nas diferentes formas que temos de a representar, nos diversos tipos de baralhos que temos hoje em dia, vemos sempre alguns pontos em comum.  Como, por exemplo:

  • Temos sempre uma figura feminina com um olhar pacífico e gentil.
  • A presença de uma ou de múltiplas estrelas.
  • Um foco grande no elemento da água, presente em rios, lagos e jarros.
  • É sempre o Arcano de número 17.
Processed with VSCO with t1 preset
Diferentes representações da carta A Estrela no Tarot Egípcio, no Tarot de Rider Waite e no Tarot Mitológico (na figura de Pandora)

A fé, primeira das três virtudes teologais, é uma das forças mais belas que carregamos. Invisível, inatingível e racionalmente inexplicável, ela nos conduz a uma confiança e uma perseverança que, em diversas situações, é a única coisa forte o suficiente para nos manter de pé. É necessária muita tenacidade e afinco para apostar tão cega e inocentemente na vida quanto a fé nos faz apostar. Quem seríamos se não a tivéssemos? Pra onde iríamos se a fé não nos guiasse? E aqui eu não falo apenas da fé religiosa, mas dela como uma capacidade inabalável de acreditar em nós mesmos e em nossas próprias perspectivas de melhora.

Todos nós possuímos essa estrela interna, que pode nos conduzir, mesmo durante a noite mais densa, para um local mais seguro e feliz. O farol que, nos momentos mais duros, nos fará achar o porto, apesar da tempestade. Com convicção a seguimos e, em sua benção, jamais nos perdemos.

O lado negativo

Como em todos os outros Arcanos do Tarot, na Estrela também temos um lado não muito favorável. Quando temos sua energia em excesso, desarmônica, podemos sofrer por um acúmulo de inocência. Não vendo maldade em nada, podemos facilmente sermos manipulados ou abusados em nossa boa fé. Precisamos sair de nossa própria infantilidade para criarmos um senso mais acurado da realidade que nos cerca.  Assim, com os pés mais fincados no chão, sofreremos menos por metas inalcançáveis, objetivos inatingíveis e por duras ilusões.

No amor

O Arcano da Estrela é uma carta que costuma sair bastante quando precisamos, antes de mais nada, nos reconectarmos com o nosso valor pessoal. Quando precisamos ser mais gentis, compreensivos e amorosos com nós mesmos. Permanecendo apenas onde você somos bem acolhidos e lutando apenas pelos relacionamentos que acendem em nós o afeto mais puro e verdadeiro. Pois este é um Arcano que falará muito, na área amorosa, de almas afins. Então devemos lutar apenas pelo que é genuíno. Se estamos sozinhos, esta é uma boa carta para encontrarmos alguém. Se estamos em um relacionamento, ela falará que podemos sempre, exercendo mais empatia, harmonizarmos nossas dinâmicas. Mas que sempre, sempre mesmo, devemos nos valorizar em primeiro lugar.

Na sexualidade 

O perfil sexual que temos no Arcano da Estrela, por todas suas conotações de inocência e também de brilhantismo, pode ser muito imaturo e manhoso. Longe se ser por mal, as pessoas que se regem por esse Arcano na verdade só desejam se sentir verdadeiramente valorizadas. Elas não são infantis pela falta de experiência, o que teríamos mais facilmente no Arcano do Louco, mas sim por uma necessidade de serem tratadas com meiguice. Este é um perfil muito doce e amoroso, necessitando da mesma doçura que facilmente entrega aos outros. É o tipo de pessoa que se moldará completamente ao amado, se entregando e fazendo de tudo pela relação, não vendo maldade, malícia ou sujidade alguma nas intenções das pessoas com as quais se relaciona. Como se entregam com muita graça, esperam naturalmente serem retribuídos no mesmo nível. Os mais inocentes tem a, por causa disso, sofrerem muitas desilusões na vida. Os mais geniosos, por outro lado, podem ser verdadeiros pestinhas.

No trabalho

Como sendo o Arcano que mais nos conecta e nos remete as nossas melhores virtudes, na Estrela não temos medo de mostrar ao mundo o esplendor dos nossos talentos. Se você se encontra empregado, mostre o quão bom você é no seu meio. Deixem que vejam o seu diferencial! Se está esperando por uma nova vaga no mercado saiba destacar seus pontos fortes, seja no seu currículo ou nas entrevistas que você faz. O mundo só saberá o quão habilidoso você é se você deixar que isso irradie através de seus atos e posturas. Se destaque mesmo! Só assim você terá o sucesso que merece.

Na saúde

No Arcano da Estrela temos nossa saúde num estado muito harmônico. De forma que, aqui, raramente temos com o que nos preocupar. As doenças que ela pode indicar são as que adquirimos por falta de zelo com nossa própria higiene, como quando pegamos um grave resfriado por não lavarmos apropriadamente nossas mãos. Aliás, ela costuma indicar mesmo gripes, resfriados e pneumonias então já sabe, se cuide.

Na espiritualidade

Simbolizando a mais alta e pura expressão da nossa própria fé, na Estrela temos sobre nós a benção daqueles que nos guiam. Quando ela sai em jogadas espirituais, geralmente significa que aqueles que nos protegem estão olhando por nós, tudo que precisamos é confiarmos um pouco mais. Tanto neles quanto também em nós mesmos, no nosso próprio potencial. Na cintilação da Estrela encontramos a cálida luz dos nossos próprios dons e qualidades. Precisamos acreditar neles, os cultivar, os deixar respirar e crescer. Não permita que inseguranças e medos sufoquem o que você possui de mais puro em si mesmo. Acredite, se fortaleça, e reluza!

E você, consegue me listar quais são suas maiores qualidades?

Carta anterior: A Torre 

Próxima carta: A Lua

 

 

2 comentários em “Estudos do Tarot – A Estrela

Deixe um comentário