Estudos do Tarot – Os Enamorados

Processed with VSCO with t1 preset
A carta Os Enamorados no Tarot de Rider Waite

Chegamos agora em uma bifurcação, e precisamos fazer uma escolha. A carta dos Enamorados, no Tarot, traz a inevitabilidade da seleção, bem como a necessidade de harmonizarmos nossos impulsos e quereres. Nem sempre é uma carta que falará dos nossos relacionamentos a nível amoroso, mas sim é a que falará das associações, e de suas possibilidades. Do momento em nossas vidas que temos que decidir entre a e b. Podemos nos sentir indecisos, perdidos entre as possibilidades que temos, e devemos usar o nosso livre-arbítrio com sabedoria. Evitando delegar essa responsabilidade a outras figuras. Afinal, nossas escolhas, e suas consequências, são de responsabilidade exclusivamente nossa nessa vida. E se manter neutro, não indo nem para um lado nem para o outro, também em si escolha é.

Mesmo com todas as variantes que possuímos atualmente para representar esta carta, sempre vemos alguns signos em comum:

  • Sempre terá em si a retratação de um casal, geralmente com uma terceira figura entre eles, ou alguém decidindo entre as propostas de uma ou mais pessoas.
  • Sempre será a carta de número 6.
  • Mostra um momento de decisão entre aceitar ou não, um ao outro ou a proposta feita.
  • Algo aparece como que abençoando as figuras retratadas, sendo um anjo, uma figura importante, ou mesmo os raios solares.
  • É uma carta geralmente muito colorida, com presença de terras férteis ou montanhas.
Processed with VSCO with t1 preset
Diferentes representações da carta Os Enamorados no Tarot de Rider Waite, no Tarot das Bruxas e no Tarot Egípcio

A presença constante da iconografia do casal, geralmente namorados, como indica o nome da carta, marca em nós as dinâmicas das relações humanas. A figura entre ambos, o mediador, pode apresentar ou simbolizar tanto os problemas quanto as soluções dentro do relacionamento que eles possuem. Dependemos então da configuração no qual esta carta aparece num jogo para descobrimos se ela vem revelando problemas ou elucidações.

É nas dinâmicas do amor que encontramos as maiores sinucas de bico da vida. Apostamos naquele relacionamento, naquela pessoa? Será que vale a pena? E se você se declarar e não for respondido? Mas e se for? Será que vale a pena se separar depois de tantos anos? E aquela nova pessoa, dá pra confiar? Os sentimentos do outro são sinceros mesmo ou é só carência? E os nossos, são o que? Complicado, né? Quando falamos de sentimentos tudo se nubla, tudo se confunde, nada é certo. Afinal, o coração não é uma ciência exata. Mas e aquela proposta de trabalho? Você deve aceitar ou não? Será que você seria feliz se trocasse de área? Daria retorno investir em algo novo? E filhos, ter ou não ter? Será que com o orçamento atual daria para investir num curso novo? E se mudar de cidade, de país, imagine só! Escolhas, a vida é feita delas.

O lado negativo

Como já vimos, Os Enamorados é uma carta que trata muito sobre nossos conflitos internos nesta vida. Ela pode nos trazer o medo da responsabilidade de se fazer certas escolhas, nos paralisando na indecisão. Quando em um aspecto complicado dentro de um jogo, ela pode mostrar nossa apreensão em agir, com medo do que pode acontecer ou do que os outros podem pensar de nós. Assumir algumas escolhas também exige coragem! Mas se não a temos, na maioria das vezes, acabamos vivendo não por nós, mas pelos outros. E se medir pela régua alheia nunca trouxe felicidade para ninguém, não é mesmo? Ao lado de cartas de movimento muito rápido, Os Enamorados podem também falar quando escolhemos errado, por precipitação. Aqueles situações chatas nos quais nos metemos por não termos refletido antes em algumas coisas, sabe? Nunca tomar a dianteira, nunca decidir, pode ser tão ruim quanto fazê-lo depressa demais. Mas como saber qual seria o equilíbrio, a hora certa, então? É complexo.

No amor

A energia dos Enamorados geralmente prenuncia emaranhados amorosos. As vezes podemos estar sendo tentados por outras pessoas, fora do nosso relacionamento. Um ex pode ter surgido do nada. Podemos não saber se seríamos mais felizes com fulano ou com ciclano. E nossos próprios sentimentos podem estar oscilantes, onde temos certeza de algo em um dia para no próximo não sabermos de mais nada. Por isso, raramente podemos a analisar como carta única para responder questões amorosas. Quando estamos solteiros, esta carta marca a possível chegada de novas pessoas que podem movimentar, e muito, nossas emoções.

Na sexualidade

Também podendo ser chamada de Os Amantes, a carta dos Enamorados nos mostra as diversas possibilidades do exercício da sexualidade humana em seu estado livre de culpa e apreensões. Uma figura que se marque pelo perfil dos Enamorados não vê sujidade em seus impulsos, e na forma como ama. Aqui falamos em liberdade sexual, mas não com a conotação da libertinagem, mas sim com o espírito da independência. Sem se prender a tabus, quando este perfil ama, é com toda a sinceridade e pureza de sua alma. O amor perfeito, no final das coisas, é a única coisa que pode vencer qualquer medo.

No trabalho 

Aqui iremos tratar de novas possibilidades. Se você se encontra desempregado, chances podem finalmente surgir! Se você já está fixo em algum lugar, Os Enamorados podem trazer chances de promoção ou até mesmo mudanças de posto. Novas parcerias devem ser analisadas com cuidado. Se soubermos lidar com aquilo que nos é apresentado com astúcia podemos subir, e muito, em nossa caminhada.

Na saúde 

Os Enamorados, como uma carta extremamente emocional, vai nos mostrar que nossos estados de espírito podem influenciar, e muito, no estado do nosso corpo físico. Se estamos com os nervos a flor da pele não é difícil que insônia, ou mesmo gastrites, surjam para acompanhar. Se não sabemos expressar o que queremos e ficamos com as coisas como que entaladas em nossa garganta, algum problema nela, ou em nossas vozes, pode aparecer. Preste atenção ao seu coração, emocional e fisicamente. Afinal, tudo em nós se interliga, e nossos problemas físicos podem ser nosso corpo reclamando da carga psicológica mal resolvida ao qual o submetemos.

Na espiritualidade

Quando nos deparamos com os Enamorados, com a necessidade das escolhas, em relação ao plano espiritual, geralmente já sabemos qual é a questão. Estamos no caminho em que estamos realmente por nós mesmo, ou será que estamos ali apenas porque nossos pais, ou até mesmo nossos parceiros, estão também? Será que não é chegada a hora de pararmos de temer nos responsabilizar pelo que realmente sentimos, pensamos, e desejamos? Ou viveremos sempre nesse estado morno, quase que artificial, só para não desagradar ninguém? A decisão está sempre em nossas mãos. Seja para continuarmos onde estamos, para darmos um passo além, ou para mudarmos de direção. Em cada um desses quadros, que possamos apenas sempre sermos honestos e sinceros com nossos próprios corações.

E você? Quais encruzilhadas a vida já te apresentou? Ou será que, neste exato momento, você está em uma?

Carta anterior: O Hierofante

Próxima carta: O Carro

 

2 comentários em “Estudos do Tarot – Os Enamorados

Deixe um comentário