Elementais da Natureza – As Ondinas

Processed with VSCO with c1 preset
Cartas do Tarot dos Orixás de Zolrak

Contido em cada um dos Quatro Elementos da natureza (Água, Terra, Fogo e Ar) existe uma energia e uma força específicas que ajudam na composição e no equilíbrio do nosso universo. Surgindo da emanação divina de cada um desses elementos, incorporando suas qualidades e cuidando de seu mantenimento, existem os Elementais. Seres que existem no plano etéreo de cada um dos elementos, cuidando tanto deles quanto da natureza em si.

De acordo com Papus, um dos mais famosos ocultistas franceses da virada do séc XX e fundador da Escola Hermética de Paris: ”O caráter essencial dos elementais é animar instantaneamente as formas de substância astral que se condensa em volta deles. Seu aspecto é variável e estranho: ora são como uma multidão de olhos fixos sobre um indivíduo; ora são pequenos pontos fixos luminosos rodeados de aura fosforescente.”

Cada um dos Elementos possui um tipo distinto de Elemental, com suas particularidades e personalidades únicas. Os Elementais da Água são as Ondinas. O nome delas é citado pela primeira vez por Paracelso, médico e alquimista renascentista suíço-alemão, na sua obra póstuma Liber de Nymphis, sylphis, gnomes et salamandris et de caeteris spiritibus, de 1658. A palavra Ondina seria uma derivação da palavra latina Unda , que significa onda. Com sua iconografia sendo muito ligada a das Ninfas gregas, elas são descritas como espíritos geralmente femininos que habitam as águas, sendo elas os mares, as nascentes, os rios, as cachoeiras ou os lagos. Dentro de sua classificação podemos encontrar quase todos os seres mitológicos ligados ao seu elemento, como as sereias e as nereidas.

Sendo muito conhecidas por sua beleza e sua habilidade com as artes (principalmente com a música), elas carregam uma personalidade naturalmente criativa e sensível. Seja em águas salgadas ou doces, quentes ou frias, rasas ou profundas, elas trabalham na manutenção do equilíbrio da Água em tudo que ele é, age e representa em nosso universo. Nelas temos todo o potencial do emocional, incluindo a sedução e a sensualidade. Em seu aspecto destruidor elas podem comandar furacões e tempestades, onde as marés e as enchentes invadem a terra, reclamando de volta o equilíbrio que foi perturbado seja por causas naturais ou por ação humana.

Processed with VSCO with c1 preset
Espaço do meu altar pessoal reservado para o contato com as Ondinas, com água, conchas e algumas pedras ligadas ao Elemento Água

Como se conectar com as Ondinas

Como regentes das águas, podemos entrar em contato com a força incrível das Ondinas através de nossos próprios sentimentos e emoções, com destaque para todos os locais naturais do seu elemento. Estar descalço a beira do mar, de alguma cachoeira, rio ou lago, bem como entrar na água nestes locais já nos aproxima delas, afinal, é o lar delas! Estar perto da chuva, de locais úmidos, de vapores, ou mesmo na cozinha enquanto a água é manipulada também pode ajudar.

Dentro do ocultismo, e da bruxaria natural, é comum usarmos cálices, conchas e velas brancas e azuis para as representar e chamar sua presença em nossos altares e rituais. Podemos reservar um pequeno espaço para elas em nossos lares, com representações e objetos ligados a água e aos seus seres, onde podemos com delicadeza chamar sua presença e energia para mais perto de nós. Naturalmente comunicativas e receptivas aos sentimentos humanos, elas reconhecem de forma sensível nossa presença quando tomamos a iniciativa de nos aproximamos delas. Podemos pedir seu auxílio para quaisquer assuntos que tenham ligação com os seus domínios, como por exemplo para harmonizarmos nosso psicológico e emocional, nos ajudando nos problemas que temos em nossas relações e também com nós mesmos.

Donas de uma sensitividade ímpar elas também podem nos ajudar com magias ligadas a intuição, vidência, sonhos e glamour. Bem como também podem auxiliar em nossos processos de limpeza e purificação, afastando de nós aquilo que nos causa dano. Sendo pelo método que for, sempre seja delicado, honesto e sincero com elas. Donas de uma grande compaixão, podem se ressentir muito com a mentira e a desonestidade, sendo quase impossível recobrar sua confiança uma vez que foi perdida. Então seja cuidadoso naquilo que faz e prudente naquilo que pede.

4 comentários em “Elementais da Natureza – As Ondinas

Deixe um comentário