Estudos do Tarot – O Imperador

Processed with VSCO with t1 preset
A carta O Imperador no Tarot de Rider Waite

Chegamos agora na energia comandante e enérgica do Imperador, aquele que é o Grande Rei, O Marido e também O Pai. Como contraparte masculina da Imperatriz, no Imperador temos o poder da autoridade política e emocional da energia masculina, nos regendo e nos conduzindo seja no papel de um esposo, no papel paterno ou como um grande líder.

A firmeza, a perseverança, o instinto protetor e mantenedor estão entre os seus atributos. O grande patriarca do Tarot, como um perfil estabilizador, orientador, e provedor, governa os seus com dedicação e zelo. Defendendo seus domínios e todos aqueles que estão sob suas asas de aço.

Nas diversas formas de o representar que possuímos hoje em dia sempre vemos a constância de alguns pontos:

  • Ele sempre será retratado como uma figura masculina madura, com vestes nobres.
  • A presença de coroas, cetros e cajados que representem seu poder como Rei são marcantes.
  • Sua expressão sempre será séria, determinada.
  • É muito comum que seja visto a presença de muita terra em seu entorno, mas não verdejante como no caso da Imperatriz, um pouco mais bruta e árida.
  • Na maioria das vezes ele estará em um trono, ou numa posição de destaque.
  • Ele sempre será a carta de número 4.
Processed with VSCO with t1 preset
Diferentes representações da carta O Imperador no Tarot Egípcio, no Tarot de Rider Waite e no Tarot das Bruxas

No Imperador temos um pouco mais do que apenas a energia masculina por si só, a temos num papel e em um contexto específico. O Imperador não é apenas a figura do homem, ele representa um cargo, um papel na sociedade, com responsabilidades, com peso e deveres, carregando atributos e traços muito específicos. É a energia masculina refinada pela experiência, coroada pela responsabilidade para com os seus, com a autoridade de um grande comandante, exercendo seu vigor no mundo.

O Imperador ordena as coisas, ele é capaz de criar regras e leis justas e as fazer serem executadas da forma correta. Em sua disciplina tudo flui corretamente, pois ele sempre está pronto e disposto a agir, a criar estratégias, a crescer, a investir, e a defender o que possui se necessário, com toda a agressividade que for precisa. Pois em todo Rei também existe um Guerreiro, que defenderá os seus, e seu império, com punho de ferro. Ele é aquele que estabelece, e reina. Energia que vemos em todos seus detalhes, inclusive no número 4 de sua carta, o número da estabilidade, do concreto, da solidez.

Sua rigidez, e seu instinto de defesa por muitas vezes agressivo, é um dos pontos que marca a diferença entre a forma de poder exercida nele e na Imperatriz. Na Imperatriz termos sempre a presença da docilidade e, se ela precisa se defender, usará seus argumentos, sua inteligência, sua eloquência e influência. O Imperador, se necessário, geralmente é quem age onde apenas o discurso não resolve. Ele levantará a espada. Ele guerreará. Sendo aquele que carrega nosso instinto de sobrevivência a partir da luta, ele nos move a ação física, que muitas vezes decide quem vive e quem morre nos momentos críticos de risco e perigo.

O lado negativo

Como com todas as cartas do Tarot, o Imperador também possui seu lado prejudicial. Como uma figura naturalmente autoritária, quando temos sua energia em excesso, desbalanceada, podemos sair do posto daquele que é o Grande Rei para aquele que é o Ditador, em toda sua carga danosa. A intransigência do autoritarismo masculino aqui pode ser vista em sua faceta mais escura. Sendo repressor, controlador e super protetor até ser sufocante . Aqui também, dependendo da configuração, podemos ter indícios de soberba e orgulho em excesso, uma certa ”síndrome do Alfa’, que pode fazer nos sentirmos acima dos outros, achando que podemos mandar mais do que realmente podemos (ou do que sequer devemos).

No amor 

Como uma figura estável, quando tiramos O Imperador na área amorosa, ele geralmente falará daqueles que dão segurança e cuidado aos seus parceiros. Marcando períodos de estabilidade e seguridade dentro de um relacionamento. Até mesmo para os solteiros, esta é aquela carta onde encontramos alguém com quem estabelecer uma relação séria e firme. Sua única advertência seria para não sermos, nem cedermos a, personalidades e perfis autoritários e coercitivos demais.

Na sexualidade 

Naqueles que sexualmente surgem definidos pela carta do Imperador encontramos pulso firme, iniciativa e dominância. São perfis ágeis e experientes no que fazem, gostando de conduzir, e sendo muito persuasivos na hora de fazer valer aquilo que querem. Muito conquistadores, também podendo ter uma veia possessiva, neles teremos uma figura direta, madura, e talvez até mesmo o provedor em questões monetárias dentro de uma relação.

No trabalho 

Como uma figura de autoridade e poder, O Imperador surge indicando necessidade de solidez e determinação naquilo que queremos no sentido profissional e financeiro. Aqui, se sabemos ser consistentes e eficientes, mostrando nosso talento e trabalho com firmeza, os lucros e o reconhecimento chegam. Dependendo da configuração, O Imperador também pode ser a carta significante dos nossos chefes e superiores então é bom sempre analisar o seu contexto.

Na saúde

No Imperador costumamos ter boa saúde, vitalidade e força. O que ele pode indicar de negativo geralmente são problemas de origem nervosa, psicossomáticos. Dores musculares, nos ombros, e problemas estomacais como azia, derivados de intenso estresse. Não se cobre demais, não deixe as pressões da vida te adoecerem. Você não precisa ser forte o tempo todo, capaz o tempo todo. Se permita ser um pouco mais vulnerável, se cuide mais atentamente. Sua saúde agradece.

Na espiritualidade

Quando precisamos falar das conotações e conselhos espirituais do Imperador falamos geralmente sobre responsabilidade no exercício do nosso próprio poder. O Imperador não é nenhum iniciante na vida, ele não é o perfil inocente que está iniciando uma jornada espiritual agora, com deslumbramento e sede de aprender. Ele já carrega em si as marcas da vida, tanto dos seus erros quanto dos seus acertos. As cicatrizes das suas lutas, dos perigos que já enfrentou e dos quais saiu vivo, são visíveis. Ele adquiriu poder a cada embate, ele conquistou astúcia a cada briga que topou. Quando ele age, é sabendo o que está fazendo. É conhecendo exatamente o efeito que ele causa, e as consequências que virão junto. Ele assume a responsabilidade pelos seus riscos, ele assina o que faz. E ele nos diz para fazermos o mesmo. Na sua carta temos que parar de colocar a culpabilidade daquilo que vivemos no outro. Parar de outorgar a outros o poder de decisão sobre o que cremos e fazemos. Nossa jornada deve ser de autoria nossa, e de mais ninguém. Retorne seu poder a si mesmo, mas não simplesmente para tê-lo ali, mas para exercê-lo, com sabedoria.

 

E você, como anda sua relação com seu próprio poder pessoal? Consegue o exercer ou precisa entrar em contato com a arquétipo do Imperador para retomar a si mesmo?

Carta anterior: A Imperatriz 

Próxima carta: O Hierofante

 

 

2 comentários em “Estudos do Tarot – O Imperador

Deixe um comentário