Estudos do Tarot – O Louco

Processed with VSCO with t1 preset
Carta do Louco no Tarot de Rider Waite

Tudo aquilo que fazemos tem um princípio, um pontapé inicial. Essa energia dos novos começos, do se aventurar, é a energia que vamos encontrar com O Louco! Em alguns baralhos mais tradicionais ele virá como a carta de número 22, a última dos Arcanos Maiores, indicando que no fim de todas nossas jornadas está o início da próxima. Mas também é muito comum que ele venha, como no Tarot de Rider Waite, como a carta de número 0, simbolizando o marco zero de tudo aquilo que existe.

Existem muitas interpretações do Louco, em diversos estilos de baralho, mas sempre veremos em sua imagética alguns pontos em comum:

  • Ele caminha aparentemente sem rumo, com o olhar perdido para além da linha do horizonte.
  • A sua frente, sem que ele pareça notar, pode existir algum obstáculo ou um precipício.
  • Ele geralmente vai estar carregando algo, como uma pequena trouxa.
  • Algo o acompanha, muitas vezes uma figura animal.
  • Por vezes ele carregará um bastão, ou uma flor.
  • Suas roupas serão o mais despojado o possível, geralmente roupas típicas de viajante.
Processed with VSCO with t1 preset
Diferenças e semelhanças da carta do Louco no Tarot Egípcio, no Tarot de Rider Waite e no Tarot Mitológico

Em sua postura, andando a frente, olhando aquilo que parece estar além, vemos que ele está se lançando ao desconhecido. Com coragem, boa fé, e até mesmo um pouco de inocência. Seu entusiasmo o projeta a frente, apesar de todos os contratempos e perigos que podem aparecer, exemplificados nos obstáculos e precipícios a frente dele. Afinal, é necessária muita boa fé para se lançar ao desconhecido, para dar o famoso pulo da fé, onde não sabemos o que estará nos esperando a frente. E muitas vezes nossas jornadas nos surpreendem negativamente, não é? Muitas vezes levamos tombos feios. Mas O Louco não tem medo de se machucar. Ele não vê os contratempos como perdas, mas como oportunidades para aprender com suas experiências, se levantando todas as vezes mais sábio do que antes de suas quedas.

Aliás, este é o significado da pequena trouxa que ele leva consigo, suas experiências anteriores! Sua bagagem de vida! As vezes pensamos que perdemos tudo, e ter que recomeçar algo do zero parece muito cansativo. Mas sempre levamos conosco nosso aprendizado. Assim, em cada nova oportunidade podemos criar, de fato, um novo destino. Pois nossas vivências nos modificam, nunca somos os mesmos. Mesmo que tendo que começar do zero, nossos passos nunca serão como os de ontem, pois o que vivemos a cada dia naturalmente nos modifica. Para o bem ou para o mal.

Assim, O Louco também é despojado de preconceitos, pois deseja aproveitar tudo que puder, no máximo que puder, afinal, a única coisa que levamos dessa vida é o que vivenciamos, não é mesmo? No Louco temos a vontade de ver o que existe além, o ímpeto de avançar, de nos libertar. De ter de nossas vidas o máximo que pudermos nos proporcionar.

O lado negativo

Como todas cartas do Tarot, O Louco também tem seu lado não muito agradável. Isso porque em excesso, a energia do Louco pode nos tornar frívolos, irresponsáveis, e imprudentes. Nossa vontade de sair do lugar ou situação em que estamos pode ser tamanha que não analisamos risco algum, e podemos ter impulsos movidos apenas pela nossa pressa e angústia, ignorando os sentimentos daqueles que estão ao nosso redor. Você pode se desprender do que desejar e se aventurar, mas, sem ”dar uma de louco”! Pense nisso.

No amor

Podendo ter significados opostos dependendo das cartas que saírem ao seu redor, ele pode tanto marcar uma fase de diversão e descontração, ou a necessidade de se desprender de uma relação onde você se sente sufocado, partindo para novas experiências e aventuras! Para os comprometidos, é muito bom analisar se o período marcado pelo Louco traz leveza ou a necessidade de uma conversa séria. Para os solteiros, no Louco já temos toda energia vibrante para sair, conhecer novas pessoas, e aproveitar cada momento no aqui e no agora, sem colocar pressa no amanhã.

Na sexualidade

A figura do Louco geralmente vai falar de alguém inexperiente sexualmente. Ele traz o espírito jovem que procura novas sensações, e as procura com avidez. Simboliza muito o início das nossas vidas sexuais, onde tudo é uma novidade entusiasmante e, com os hormônios a flor da pele, acabamos buscando mais quantidade do que qualidade. Como um amante, os perfis que se marcam pelo Louco são muito divertidos, sem quaisquer preconceitos, se deixando levar pela vida. Muitas vezes inocentes ou ingênuos, mas sempre independentes, para eles o que importa é curtir. Muitas vezes sem pensar muito, e podendo não considerar os corações que eles podem roubar pelo caminho.

No trabalho

Sem dúvida, O Louco traz bons augúrios para aqueles que desejam se aventurar em novas empreitadas. Podendo se tratar de uma nova fase, ou posto, no lugar onde você já trabalha, ou novas oportunidades em novos lugares, com desafios e expectativas diferentes a te aguardar. Aqui, vale a pena corrermos atrás dos nossos objetivos e sonhos. Vale a pena nos expormos a um pouco de risco. No entanto, como já vimos, não seja irresponsável também. Vá, mas vá com sabedoria.

Na saúde

O Louco traz boa saúde num aspecto geral, ele só nos lembra de não sermos imprudentes com nosso próprio corpo. Respeite seus limites, se cuide com responsabilidade, para depois não ter motivos para reclamar. É uma carta que também rege nossos pés.

Na espiritualidade 

No plano espiritual, o Louco expressa muito o desejo de se fazer o próprio caminho. Sem seguir nada apenas porque outros seguiram. Ou porque outras pessoas tiveram e nos relataram experiências muito marcantes. Aqui precisamos ter nossas próprias vivências, experimentar por nós mesmos as coisas. Sentir em nossas peles se as coisas fazem ou não sentido para nós, em nossas vidas. Esta carta traz fases de muito experimentalismo espiritual. Lemos sobre tudo um pouco. Visitamos muitos lugares. Entramos em contato com muitos grupos. Ouvimos o que tem a nos dizer diferentes tribos. De tudo um pouco, sem a nada nos prendermos. Até que surja aquele momento, único e indivisível, onde algo nos toca de forma verdadeiramente diferente. É aí então que damos nosso verdadeiro primeiro passo, e nossa jornada espiritual começa de verdade.

E aí, gostou? Qual foi a última vez em que você se aventurou por territórios desconhecidos, como o Louco? Será que não é hora de iniciar uma nova jornada? Até mais!

Próxima carta: O Mago 

2 comentários em “Estudos do Tarot – O Louco

Deixe um comentário