Como limpar e consagrar seu Tarot

Processed with VSCO with t1 preset
Alguns dos baralhos que eu tenho em minha coleção pessoal: O Tarot dos Orixás, o Tarot Mitológico e o Petit Lenormand.

Quando adquirimos um novo Tarot, seja o comprando ou mesmo o ganhando de alguém como presente, é normal que venham algumas dúvidas em relação a como o usar. Se vamos querer o usar como um oráculo, um meio para o exercício e desenvolvimento da nossa própria intuição e vidência, é bom que, antes de começar a usá-lo, o limpemos e consagremos. Como já falei aqui, consagrar um objeto nada mais é do que dar-lhe uma função, e direcionar sua energia para melhor desempenhar seu papel. Consagrações não são obrigatórias, mas nos auxiliam muito nosso trabalho, tornando tudo mais forte e fluído. Quando falamos de oráculos, através deles movimentamos muita energia. A limpeza e a consagração aqui não só nos darão uma carga de proteção, como ativam as energias certas para o nosso manuseio. Sem uma consagração, um Tarot ou quaisquer outros tipos de oráculos de cartas, são apenas pedaços de papel muito bem decorados. Na limpeza e na consagração os transformamos nos instrumentos divinatórios que desejamos que eles sejam. Então, vamos lá?

Processed with VSCO with t1 preset

                                                         

Preparando o ambiente

Escolha um local calmo para trabalhar seu novo Tarot, onde você possa ter privacidade e não ser interrompido. Tenha em mãos um incenso de Mirra, de boa qualidade. A Mirra é conhecida, desde as culturas mais antigas, por suas propriedades tanto de purificação quanto de proteção. Nos colocando em contato com nosso próprio poder, e com o sagrado que nos guia. Com o incenso aceso, o passe cuidadosamente por todo o ambiente no qual você trabalhará. Pode ser por todo um quarto, uma sala, ou apenas sobre uma mesa. Quando terminar, desenhe um pentagrama com o incenso no ar, acima do local onde você irá purificar e consagrar seu Tarot. Visualize o pentagrama da forma mais vívida e real que conseguir, brilhando intensamente numa luz branca e pura, então diga: ”Que aqui, pela benção de todos aqueles que me guiam e me protegem, esteja estabelecido um ambiente puro, harmonioso e protegido para o meu trabalho energético. Que tudo que aqui seja feito, possa ser feito em verdade e em poder. Eu agradeço, que assim seja!” Deixe o incenso em um local seguro, queimando até o fim. Pronto, agora você tem um ambiente protegido e propício para a sua prática!

Processed with VSCO with t1 preset

 Purificando o Tarot

Primeiro método: De noite, coloque água potável em um copo, ou taça, de vidro transparente, dispondo em média três colheres de sopa de sal grosso nela. Com suavidade, passe os dedos indicador e médio da sua mão de poder (aquela com o qual você escreve) pela superfície da água, fazendo movimentos circulares. Com delicadeza, diga perto da água: ”Que os elementos aqui presentes despertem e unam suas energias purificadoras, para que do meu oráculo todas energias nocivas ou maliciosas sejam retiradas. Que na suavidade da Água e na firmeza da Terra ele seja liberto de todas as energias que o tocaram anteriormente, se renovando por completo.” Coloque então o copo ou taça numa superfície segura e deixe seu Tarot sobre ele, com a parte onde estão as figuras viradas em direção a água. Deixe ele lá até a manhã seguinte, ou por no mínimo uma hora, onde você já poderá o recolher. Segure o copo, ou taça, novamente em suas mãos e novamente, perto da água, agradeça. Pronto, pode jogar a água e o sal fora.

Segundo método: Tenha em mãos um bom incenso de Sálvia, Alecrim ou Palo Santo, que agem muito bem neste tipo de purificação. Acenda o incenso, ou o pedaço de Palo Santo, e o passe pelo seu Tarot com calma, o defumando. Você pode passar a fumaça pelo baralho inteiro ou ir passando de carta por carta. Ir de carta por carta vai demorar um pouco mais, mas se você tiver tempo, é bom. Enquanto passa as cartas pela fumaça do incenso escolhido, diga: ”Que pela força dos ventos, pela benção daqueles que me guiam e protegem, e pela minha própria vontade, neste momento este oráculo seja purificado de todas energias que anteriormente por ele passaram. Que ele possa ser limpo e renovado, residindo nele apenas o que é bom, verdadeiro e puro.” Coloque as cartas perto do incenso e as deixe lá até que ele termine. Ou, no caso do Palo Santo, que ele se apague naturalmente.

Terceiro método: Tenha consigo uma drusa de ametista ou um bastão de selenita. Ambas pedras tem energia auto limpante, e podem ser usadas para fortalecermos nossa intuição, magia e conexão espiritual. Coloque a pedra escolhida em cima do seu baralho e segure assim ela e as cartas entre suas mãos. Feche os olhos, respire fundo, procure estar relaxado e concentrado no que irá fazer. Com calma, diga: ”Que pela energia purificadora e transmutadora desta pedra, pelo poder da Terra, que este oráculo seja limpo de todas energias indevidas que anteriormente possa ter entrado em contato com ele. Que ele possa ser renovado e harmonizado. Permanecendo nele apenas o que é bom e puro. Eu agradeço, e que assim seja!” Procure visualizar uma luz, ou branco puro ou violeta, brilhando entre as suas mãos, enquanto o Tarot é purificado e equilibrado. O coloque em uma superfície segura, ainda com a pedra acima das suas cartas, e o deixe ali por pelo menos uma hora. Depois disso, estará feito. Se desejar, pode deixar essa pedra sempre perto do seu Tarot, para que ele sempre possa estar harmonizado.

Processed with VSCO with f2 preset

                                                           

O Ritual de Consagração

Descubra onde ficam os principais pontos cardeais no local onde você irá trabalhar. Na direção Sul, coloque em um suporte seguro uma vela branca, representando o elemento Fogo. Na direção Leste coloque um incenso de Sândalo (pureza e conexão com o sagrado) ou uma pena verdadeira, para representar o elemento Ar. Na direção Norte coloque alguma pedra (ametistas, cristais transparentes e selenitas são boas escolhas) ou um punhado de sal grosso num pratinho claro, para representar o elemento Terra. Na direção Oeste, coloque um copo ou taça de vidro transparente com água potável, para representar o elemento Água.

Coloque seu Tarot dentro do espaço das representações dos quatro elementos, arrumando as cartas na ordem certa, em forma de círculo. Se sente confortavelmente, respirando profundamente pelo menos três vezes, para te ajudar a se centrar melhor.

Coloque sua mão de poder (aquela com a qual você escreve) acima do copo, ou taça, de água, dizendo: ”Poderes da Água, fontes de intuição e de vidência, que neste momento este oráculo possa pela sua energia ser abençoado. Que dele flua pureza, suavidade e amor. Que nele eu possa ver a verdade que está além do véu. Desenvolvendo meus sentidos, meu poder e magia. Que assim seja, eu agradeço.” Passe a taça em movimento circular sobre as cartas, imaginando uma luz azul claro e suave brilhando por elas e as abençoando. Se desejar, pode aspergir um pouco de água sobre as cartas, mas muito cuidado para não danificá-las, dependendo do material do qual são feitas. Coloque novamente a taça em seu lugar.

Numa distância segura, agora coloque sua mão acima da chama da vela, e diga: ”Poderes do Fogo, chamas que iluminam e dão ânimo ao nosso espírito, que neste momento este oráculo tenha sua benção, para que sua iluminação seja mais forte que qualquer escuridão. E que através de seus conselhos eu aprenda a cultivar a coragem necessária para me direcionar sempre para aquilo que certo, justo necessário for. Que assim seja, eu agradeço.” Passe a vela acima das velas, também em movimento circular, agora visualizando uma intensa luz vermelha brilhar através delas. Coloque a vela de volta ao seu lugar.

Coloque agora sua mão acima do incenso, ou da pena de ave, e diga: ”Poderes do Ar, doadores de clareza, inteligência e sabedoria, possam agora abençoar este oráculo. Afiem sua linguagem, concedam esperteza a sua energia. Que tudo que ele possa transmitir seja sábio, certeiro, e transmitido para o bem. E que através dele eu possa me educar, aprendendo a ser eu mesma, mais culta e mais prudente. Que assim possa ser, eu agradeço.” Passe o incenso, ou a pena, no mesmo movimento circular acima das cartas. Visualize uma luz amarelo claro brilhando suavemente nelas. Coloque o incenso, ou pena, de volta ao seu lugar.

Por fim, coloque sua mão acima dos cristais, ou do punhado de sal grosso, dizendo: ”Poderes da Terra, que nos firmam e dão força, que agora este oráculo possa ser fortalecido pela sua energia. Que através dele eu possa ter segurança em minha jornada, prosperando e evoluindo sempre. Sabendo crescer e frutificar apenas aquilo que devido for. Que assim seja, eu agradeço.” Passe também os cristais, ou o sal grosso, no movimento circular sobre as cartas, visualizando agora um brilho verde vivo tomar conta delas. Devolva as pedras, ou o sal, ao seu devido lugar.

Agora, com ambas as mãos acima do círculo de cartas, diga: ”Pela força do meu próprio espírito, pela energia evolutiva que existe em mim, pela graça dos quatro elementos e pela benção dos meus guias e protetores, que este oráculo agora esteja consagrado. Que ele seja um objeto sagrado, meu auxiliar em minha jornada e evolução espiritual. Que benção, graça e força sempre estejam com ele, e comigo. Eu agradeço, que assim se faça!” Visualize agora uma forte luz branca brilhar através de todas as cartas. Respire profundamente, se centrando de novo. Deixe tudo no local até que a vela termine de queimar. Após isso, agradeça novamente, e guarde tudo.

Pronto, agora o seu Tarot já está devidamente limpo e consagrado. Use-o sempre com respeito e sabedoria!

4 comentários em “Como limpar e consagrar seu Tarot

Deixe um comentário